10 anos do primeiro laudo inserido no Sistema Gestor de Laudos 12/12/2023 - 09:54

A Polícia Científica do Paraná comemorou em 2023 o 10° aniversário do primeiro laudo implantado no Sistema Gestor de Laudos (GDL). Em 2013 os peritos criminais Fabiano da Cruz, Felipe Veronezi e Patricia Cancelier foram convidados pela Polícia Científica de São Paulo para conhecer o sistema GDL, que fora desenvolvido para ser utilizado como sistema de gestão de laudos deste órgão. Gentilmente cederam o código-fonte do sistema, através de um Termo de Cooperação Técnica, e assim, juntamente com a Celepar, começou o desenvolvimento e adaptações necessárias para dar início à implantação no estado do Paraná.

“Inicialmente enfrentamos resistência e desconfiança, natural em alguns processos de mudança, ainda mais em uma ferramenta que iria alterar substancialmente a forma de trabalho dos peritos no estado”, disse o perito criminal Felipe Veronezi

E no dia 28 de outubro de 2013 foi cadastrada o primeiro Registro de Exame Pericial (REP) do sistema, no projeto piloto na cidade de Ponta Grossa, sendo necessária e fundamental uma sequência de viagens posteriores percorrendo todo o estado, dando presencialmente todo o suporte, treinamento, ouvindo as necessidades dos usuários finais e fazendo as adaptações que a PCP precisava para ter um bom sistema de gestão. Além de Felipe e Fabiano, a equipe contou também com o trabalho de Lígia Ribeiro, que auxiliou fazendo as adaptações e padronizações necessárias nos protocolos das seções. Após o piloto, deu-se sequência gradativa na implantação nas unidades do interior e capital e em 27 de dezembro de 2013 o primeiro laudo inserido foi concluído.

“Foi um salto gigante para a Instituição, em termos de gestão e ferramenta de trabalho. Fico feliz de olhar pra trás e ver que valeu a pena todo o esforço, pois o GDL do Paraná acabou posteriormente se tornando referência até mesmo para o estado de São Paulo, e fomos requisitados por outras unidades da federação a ceder o código-fonte customizado por nós”, complementou Veronezi.

Com o tempo o GDL do Paraná se tornou um dos melhores sistemas de gestão de laudos do Brasil, abarcando a assinatura digital, anexos eletrônicos da computação forense, laudos automáticos, dentre outras funcionalidades.

“Sistemicamente falando, há 10 anos, o GDL tem sido o carro-chefe da nossa Instituição. Com a implantação deste sistema, trouxemos economicidade para o estado, deixando de usar papel, impressoras e insumos, tornando tudo digital, em um único sistema centralizado para todo o estado. Também trouxe agilidade na tramitação e envio para as autoridades solicitantes, de todos os Laudos da Polícia Científica”, disse o perito criminal Fabiano da Cruz.

Atualmente a PCP trabalha em projetos para integrar o GDL com outros sistemas do estado como da Polícia Civil, Polícia Militar e TJPR.

GALERIA DE IMAGENS