Museu Paranaense de Ciências Forenses
O que é
O Museu Paranaense de Ciências Forenses integra a Polícia Científica do Paraná, órgão responsável pela realização das perícias oficiais de natureza criminal do Estado, indispensáveis para a elucidação de crimes.
As atividades do Museu tiveram início na década de 1970, mas somente no ano de 2022 foram regulamentadas por Decreto Estadual. O espaço é dedicado à conservação da história da Polícia Científica do Paraná e à divulgação das ciências forenses, e possui em seu acervo instrumentos e equipamentos utilizados desde o início das atividades periciais no Estado do Paraná, além de livros, documentos, arquivos fotográficos e centenas de ossos e outras peças anatômicas.
As visitas ao Museu ocorrem somente na modalidade guiada, de modo a proporcionar uma proveitosa experiência aos visitantes. O público é composto, majoritariamente, por estudantes das áreas da saúde e do direito, e, nestes casos, além do Museu Paranaense de Ciências Forenses, a visita contempla, também, os laboratórios da Polícia Científica.
Quem pode conhecer
Grupos de profissionais e de estudantes de áreas afins às Ciências Forenses podem fazer visitas às instalações mediante agendamento.
Para outros visitantes, na última segunda-feira do mês, das 9h às 16h, o Museu está aberto à visitação sem a necessidade de agendamento.
Como conhecer
O agendamento de visitas para grupos de profissionais e de estudantes deve ser realizado pelo e-mail: museuforense@policiacientifica.pr.gov.br. As visitas são marcadas conforme disponibilidade de agenda.
Para outros visitantes, na última segunda-feira do mês, das 9h às 16h, o Museu está aberto à visitação sem necessidade de agendamento.
Horário de visitação
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Endereço
O museu ocupa uma das salas da Polícia Científica no bairro Tarumã em Curitiba, localizada à Rua Paulo Turkiewicz, nº 150.
O que diz a lei
O Museu foi instituído pelo Decreto 10497/2022, publicado no Diário Oficial 11134 de 11 de março de 2022.