1ª Mostra Cultural da PCP "Além da Perícia" 11/12/2023 - 12:08

Em razão do dia 4 de dezembro, em que se comemora do Dia do Perito Criminal, ocorreu a abertura da 1ª Mostra Cultural da Polícia Científica do Paraná “Além da Perícia”, o evento é parte de uma série de ações promovidas em prol desta data durante a semana de comemoração. A inauguração da exposição aconteceu no dia 5 de dezembro e contou com a participação de peritos, técnicos, residentes, terceirizados e estagiários que trabalham na instituição e que expuseram trabalhos de seus acervos pessoais.

Os autores disponibilizaram peças de diversos tipos, como pinturas em nanquim, óleo, acrílica e guache, fotografias, livros, poesias, cerâmicas de alta temperatura e bordados. Além das peças de exposição, a inauguração contou com uma apresentação musical da banda formada pelos peritos especialmente para o evento.

A artista e perita criminal Maria Cecília Begnossi deu seu relato sobre a experiência: “Achei muito legal essa iniciativa, resgatar nos servidores o lado artístico. Nós lidamos com muitas coisas pesadas e acredito que a arte é uma forma de aliviar o estresse, aliviar o trabalho, principalmente quem atende no plantão. Acredito que a Mostra deu um incentivo para quem desenha, para quem tira foto, quem pinta tela, continuar fazendo, pois é uma forma de expressão. Eu estava bem enferrujada e participar da Mostra me fez voltar a desenhar.”

Foi um dia muito especial, organizado pela Assessoria de Comunicação da PCP e pelo Museu Paranaense de Ciências Forenses, com o apoio do Sinpoapar.

“O objetivo da Mostra foi trazer um pouco dos que os servidores fazem fora da instituição. Partilhar com os colegas seus trabalhos, suas artes, enfim o que lhe faz bem fora do ambiente laboral. Fizemos esta primeira edição como um teste e realmente o engajamento dos servidores foi incrível, ano que vem com certeza teremos a segunda edição.” Informou a Assessora de Comunicação da PCP, Mariana Gevaerd.

“A Mostra Cultural Além da Perícia é uma das melhores inciativas que já aconteceram nos meus 14 anos de PCP. Porque olhar para a arte dentro de um lugar onde se trabalha com crimes, é olhar para ser humano, olhar para cada servidor que está ali todos os dias trabalhando. É um projeto que humaniza, pois, a arte salva. Participar da Mostra foi uma honra, uma oportunidade maravilhosa e um evento que tem que virar tradição.” Disse a artista e perita criminal, Marilisa Exter Koslovski.

A exposição fica aberta à visitação para os servidores até o dia 18 de dezembro.

ARTISTAS - Os artistas participantes foram Aline Midori Rodrigues Sato, Davi Azevedo de Queiroz Santos, Denise de Oliveira Carneiro Berejuk, Edgar Mallmann, Emílio Merino De Paz Junior, Fabíola Schützenberger Machado, Fernanda Corrêa Lourenço, Francisco da Silva Martins, Gabriel de Andrade Manoel, Leonardo Morrissy Hostin, Louise Assahida Leite, Manoela Nowakowski Santos, Marcio Lopes Vilanova e Silva, Maria Cecília Begnossi, Marilisa Exter Koslovski, Michel Rodrigues, Rafaela Jardim Bonet, Ricardo Laranjo Quadros, Rodrigo Guerra, Rodrigo Luiz Saugo, Suzi Rososki e Valeria Cardoso Pereira. Houve também a participação especial de duas artistas convidadas: Lilian Priscila Krzesinski e Manuela Bergamim de Oliveira.

GALERIA DE IMAGENS