Cientistas são a fonte de maior confiança para os paranaenses, aponta pesquisa inédita 03/10/2025 - 16:27

Em contraste com o cenário nacional, os cientistas de universidades e institutos públicos de pesquisa são a fonte de maior confiança para a população do Paraná. O índice de confiança chegou a 0,93, superando inclusive os médicos (0,89), que lideraram a pesquisa nacional de 2023. O resultado reforça a valorização da ciência e do conhecimento produzido no Estado. A constatação faz parte da Pesquisa de Percepção Pública de Ciência, Tecnologia e Inovação no Paraná, divulgada nesta semana.
“Esse reconhecimento não é por acaso, ele reflete anos de dedicação, rigor técnico e compromisso com a verdade científica”, destaca o diretor-geral da PCIPR, Luiz Rodrigo Grochocki. “Na Polícia Científica do Paraná, essa credibilidade se traduz diariamente em trabalho sério, responsável e baseado em evidências. Cada laudo, cada análise e cada perícia têm como base a mesma ciência que a população reconhece e valoriza”.
GOVERNO LIDERA ENTRE INSTITUIÇÕES — A pesquisa mostra que a população também deposita maior confiança em fontes governamentais, com o Governo Estadual (47,5%) e o Federal (45,0%) liderando os índices de credibilidade. Em contraste, o levantamento aponta baixo grau de confiança em empresas privadas, que registraram apenas 16%.
A PESQUISA — O levantamento ouviu 2.684 pessoas com 16 anos ou mais, em 88 municípios, contemplando todas as dez regiões do Estado. Os dados revelam como a população enxerga as diferentes fontes de informação e qual o peso da ciência no cotidiano. O estudo é uma iniciativa do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – NAPI Paraná Faz Ciência, fomentado pela Fundação Araucária. A iniciativa busca compreender a relação da sociedade com a ciência e apoiar a formulação de políticas públicas de incentivo à pesquisa, à inovação e à popularização do conhecimento científico.