Diretor-geral da Polícia Científica participa de Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa 18/04/2018 - 17:46

Aconteceu entre os dias 10 e 12 de abril a LAAD Security 2018, evento que reúne autoridades, especialistas e empresas da área de segurança pública e corporativa. Em sua quarta edição, a feira foi realizada na cidade de São Paulo, e levou 16 Delegações Oficiais de 13 países, representantes dos Ministérios da Segurança Pública e da Defesa, Autoridades nacionais da área e comandantes das Forças Policiais de todos os estados do Brasil

A reunião sediou o encontro do Conselho Nacional de Perícia Criminal (CNPC). Entre as pautas levantadas estão os problemas da perícia no país, e possíveis soluções, com regras e ordenamentos que possam orientar os estados. Todos os 28 representantes (26 estados, Distrito Federal e Polícia Federal) estiveram presentes. O novo estatuto do Conselho foi discutido e aprovado, além dos encaminhamentos para constitucionalização da perícia no artigo 144 da Constituição Federal.

Como presidente do CNPC, o Diretor-Geral da Polícia Científica Hemerson Bertassoni esteve em todos os dias do evento. Em mensagem oficial, ele enfatiza que “a Perícia Criminal deve utilizar métodos e equipamentos que reforcem o caráter de fortalecimento da prova material”, e são eventos como esse que garantem a discussão sobre o que há de mais moderno no mercado.

Outros destaques da reunião foram a visita do Ministro Extraordinário da Segurança Pública Raul Jungmann, e o Secretário Nacional de Segurança Pública em exercício, almirante Alexandre Mota. Bertassoni também participou do processo de transferência do cargo de presidente. Quem assume para o próximo ano é a diretora da Polícia Científica do estado de Pernambuco, a perita Sandra Maria dos Santos.

Além disso, o evento proporciona um impulso na motivação dos peritos, pois ao mostrarem suas experiências em caráter nacional, é compreendido que cada trabalho individual é capaz de transformar completamente o resultado final. 

Os próximos encontros do CNPC acontecerão em Brasília, no mês de maio, e no Maranhão, em agosto

GALERIA DE IMAGENS