Edital para construção do novo IML em Londrina já está disponível 11/07/2013 - 11:50

A Paraná Edificações, autarquia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, abriu nesta quinta-feira (11) o edital para contratar a empresa que vai construir a nova sede do Instituto Médico-Legal (IML) em Londrina, norte do Estado. As propostas das empresas interessadas em executar os projetos arquitetônicos, executivos e complementares devem ser entregues até 14 de agosto. A estruturação do IML faz do programa Paraná Seguro, lançado pelo governador Beto Richa.

O valor estimado para a construção do novo IML, localizado na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina, é de R$ 5,48 milhões. O edital da Concorrência Pública de nº 023/2013 PRED, poderá ser acessado no site www.compraspr.pr.gov.br. “A Paraná Edificações tem o papel de vistoriar e fiscalizar a obra e o objetivo é que o cronograma seja seguido no prazo, assim que a obra iniciar”, disse o diretor-geral da Paraná Edificações, Luiz Fernando de Souza Jamur.

O prazo para execução da obra, assim que a ordem de serviço for lançada, é de 360 dias corridos. A nova sede vai dar melhores condições de trabalho aos servidores e proporcionar atendimento com mais qualidade ao cidadão que precisar recorrer ao órgão. “Como serviço essencial à sociedade, o IML precisa ser dotado de estruturas de qualidade, que também permitam a privacidade necessária para o reconhecimento de familiares, por exemplo”, diz o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Leon Grupenmacher.

INVESTIMENTOS – De acordo com o diretor do IML no Paraná, Porcídio Vilani, tem sido possível fazer muitos avanços com os investimentos que o Governo do Estado tem feito nas novas estruturas. Além do IML de Londrina, já estão em obras novas unidades em Curitiba, Maringá e Paranaguá. Novas sedes foram colocadas em funcionamento em Toledo, Paranavaí e União da Vitória.

Os investimentos no IML incluíram também a locação de 25 veículos adaptados para o transporte de cadáveres, que foram distribuídos às 18 seções médico-legais do Paraná. Além disso, foram contratados, por processo de seleção simplificado, novos legistas, auxiliares de necropsia e motoristas.

O Paraná Seguro é o primeiro programa específico para estruturar a área da Segurança Pública no Estado. O programa inclui a contratação de mais policiais, investimentos em equipamentos e armamentos e aquisição de novas viaturas. A Polícia Científica (que abrange IML e Instituto de Criminalística) recebeu 56 novos veículos.

*Com informações da Secretaria da Segurança Pública.

GALERIA DE IMAGENS