Exposição de equipamentos da Polícia Científica atrai público em Matinhos
22/02/2022 - 11:34

Viaturas e vários equipamentos sofisticados da Polícia Científica do Paraná, expostos no calçadão de Caiobá, em Matinhos, no Litoral do Estado, atraíram dezenas de pessoas que passeavam pela orla neste sábado e domingo (19 e 20). A mostra fez parte do Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022 para estimular a interação entre a população e os profissionais que atuam desvendando crimes por meio da ciência.

Foi a segunda exposição de materiais e de atividades lúdicas da Polícia Científica do Paraná. Da primeira vez, na semana passada, painéis e desenhos foram utilizados para crianças e adultos. Neste fim de semana, a curiosidade da população em relação à missão dos peritos fez com a atividade fosse incrementada com materiais e equipamentos para o trabalho de campo em locais de crimes.

Marcio Alexandre Tavares, coordenador do Verão Paraná pela Polícia Científica, destacou que o objetivo é levar à população informações importantes sobre a atividade da instituição na segurança pública e até atrair jovens que se interessem pela carreira. “Estamos trazendo ao Litoral equipamentos, brindes e prestando orientações no geral sobre as atividades da Polícia Científica. No Carnaval vamos continuar com essa exposição para alcançar um maior número de pessoas”, disse.

INTERAGIR - Os peritos prepararam um campo com materiais metálicos para que as crianças pudessem interagir com os profissionais na procura pelos objetos. A brincadeira foi a mais procurada durante a exposição. Também foram demonstrados equipamentos de medição, maletas para identificação veicular, além de equipamentos de combate a incêndio e verificação de circuitos elétricos e drones utilizados em locais de acidente de trânsito e crimes ambientais.

“Procuramos trazer uma gama de equipamentos utilizados em campo pelos peritos. A ideia é mostrar para a população de modo geral, focando nos adultos que têm mais curiosidade e tirar dúvidas sobre nossa função e o trabalho do dia a dia”, explicou o gerente do Interior adjunto da Polícia Científica, Leonel Letnar Junior.

IMAGEM - Para o perito criminal Dalton Lucio Brasil Pereira Filho, estar junto das pessoas, em especial das crianças, eleva a imagem da Polícia Científica. “É muito positivo poder mostrar nosso trabalho à sociedade, principalmente suprir a curiosidade da população. Pudemos apresentar como funcionam alguns equipamentos”, disse ele.

ESSENCIAL - A veranista Angela da Silva, que mora em São José dos Pinhais, viu a exposição e levou as crianças da família para conhecer. “O trabalho deles é essencial. Os peritos foram ótimos para as crianças, tudo foi uma novidade, porque elas puderam conhecer as viaturas, tirar fotos, foi muito bom”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS