Governo autoriza promoções na Polícia Científica e abre vagas para novos Peritos 11/10/2012 - 09:30

O governador Beto Richa autorizou nesta quarta-feira (10/10), em Curitiba, a promoção de 87 peritos da Polícia Científica que atuam no Instituto de Criminalística do Paraná e no Instituto Médico-Legal (IML) em todo o Estado. O reenquadramento desses profissionais abrirá vagas no quadro da categoria e permitirá ao governo convocar nos próximos dias 35 peritos criminais aprovados no concurso de 2009.

“Com estas promoções atendemos a uma reivindicação antiga da categoria e damos mais um passo para a valorização do funcionalismo público, que o governo vem garantindo por meio da correção das defasagens e progressões salariais”, disse o governador.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, a nomeação dos novos peritos criminais representará um acréscimo de mais de 20% no quadro de profissionais da área no Estado. “É um aumento significativo, que refletirá na melhoria dos serviços prestados”, afirmou.

“O aumento do quadro significa uma melhor efetividade na elaboração de laudos periciais, melhorando o atendimento ao Judiciário e à comunidade”, ressaltou o diretor do Instituto de Criminalística do Paraná, Antonio Edson Vaz de Siqueira.

PROMOVIDOS – Do Instituto de Criminalística foram promovidos 45 peritos criminais de Curitiba e das seções técnicas do interior: Londrina, Paranaguá, Cascavel, Ponta Grossa, Umuarama, Maringá, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Francisco Beltrão.

Também obtiveram progressão de carreira profissionais das 17 sedes do Instituto Médico-Legal: nove auxiliares de anatomia e necropsia (7); 28 médicos legistas e cinco toxicologistas. O IML tem sedes em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama, União da Vitória.

Segundo o diretor do IML, Porcídio Vilani, as promoções atendem a grande parte dos anseios dos servidores do instituto.

ALTERAÇÃO NA LEI – Paralelamente à contratação de novos peritos, o governo trabalha na elaboração de um anteprojeto de lei que encurtará o tempo de serviço necessário para que profissionais da categoria obtenham promoções. Atualmente, a lei estadual 14.678/2005 prevê que os peritos só podem ser promovidos depois de 15 anos na carreira.

A proposta do governo, que será enviada para a Assembleia Legislativa, estabelece que os peritos criminais que entrarem na instituição pela classe de acesso (a chamada 4.ª classe) poderão progredir na carreira depois de sete anos. O mesmo período de progressão vale para peritos de 3ª, 2ª e 1ª classes (topo da carreira).

Promoções – Instituto de Criminalística

Perito Criminal
4ª classe referência II para 3ª classe referência III – 35 servidores
3ª classe referência II para a 2ª classe referência III – 10 servidores

Promoções – Instituto Médico Legal

Auxiliar de Anatomia e Necropsia
4ª classe referência II para 3ª classe referência III – 7 servidores
2ª classe referência II para 1ª classe referência III – 2 servidores

Toxicologista
4ª classe referência II para 3ª classe referência III – 4 servidores
3ª classe referência II para a 2ª classe referência III – 1 servidores

Médico-Legista
4ª classe referência II para 3ª classe referência III – 22 servidores
3ª classe referência II para a 2ª classe referência III – 6 servidores