Instituto de Criminalística e o Instituto Médico Legal registram mais de 500 atendimentos no Litoral do estado durante Operação Verão 24/02/2016 - 11:19

A Polícia Científica da Secretaria de Estado de Segurança Pública divulgou nesta terça-feira (16/02) os resultados referentes a operação "Verão Paraná 2015/2016". Após 49 dias de atividades no Litoral do estado, o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML), ambos pertencentes ao núcleo da Polícia Científica, registraram juntos mais de 500 atendimentos à população. As equipes contaram com todo o material, equipamento e recurso tecnológico para desenvolver suas atividades.

Os trabalhos foram feitos em três postos diferentes, um em Paranaguá que já existia, outro em Balneário Riviera em Matinhos e o terceiro em Guaratuba, os dois últimos com atendimento temporário durante a operação "Verão Paraná 2015/2016" para agilizar as atividades e garantir um serviço melhor para a população. As ações contaram com 20 peritos oficiais, quatro médicos legistas e 51 auxiliares que se revezaram em equipes de 12 profissionais por dia. Uma van móvel do instituto também foi aplicada e a cada dia ficava em uma região para melhor atender a população.

Para o Coordenador da Polícia Científica no Verão Paraná 2015/2016, o Perito Oficial Criminal, Daniel Felipetto, as atividades da instituição foram muito bem desenvolvidas no litoral. "Atuamos em todo e qualquer local de crime, seja arrombamento, furto, homicídio, suicídio, acidentes de trânsito, de trabalho, nas rodovias, desabamentos, explosões e incêndios. Nestes locais o perito procura determinadas informações que pudessem indicar qual foi a causa da situação", relata.
Ainda de acordo com Felipetto, as equipes atuantes no "Verão Paraná 2015/2016" estavam preparadas para apresentar os resultados rapidamente e dentro do prazo legal. "Nós compomos a prova material que efetivamente traz para o Ministério Público e o Poder Judiciário a certeza de que o fato aconteceu. Conseguimos levar para o litoral a ciência aplicada às atividades de polícia", explica.

Durante a operação o Instituto de Criminalística realizou 343 atendimentos, sendo um total de 219 exames relacionados a substâncias químicas, seguido pela constatação de arma de fogo com 27 e de locais de morte com nove. Já o Instituto Médico Legal (IML) atendeu 179 situações, com maiores solicitações para lesões corporais com 136, seguido por ferimentos produzidos por arma de fogo com nove e conjunção carnal com sete.
De acordo com o Diretor-Geral do IML no Paraná, Doutor Carlos Alberto Peixoto Batista, o trabalho conjunto entre o IC e o IML visou facilitar o atendimento das pessoas que se dirigiram ao litoral. "Buscamos levar conforto aos veranistas que por algum motivo necessitaram dos nossos serviços, ou seja, para que pudessem fazer os exames no litoral e não precisassem se deslocar até Curitiba. Tudo ficava pronto em uma prazo muito rápido e inédito, cerca de 10 dias", conta.

Segundo o Perito Oficial Criminal, Daniel Felipetto, a operação contou com uma inovação, o trabalho unificado entre o Instituto Médico Legal e o Instituto de Criminalística. "Nenhum problema de ordem técnica ou operacional foi identificado. Esta foi uma experiência positiva, haja vista a convergência comum de muitas das atribuições de ambas as instituições, ainda mais porque pertencem ao mesmo núcleo comum que é a Polícia Científica", acrescenta.

AGRADECIMENTOS

O Diretor Geral da Polícia Científica, Dr. Hemerson Bertassoni Alves tem os sinceros agradecimentos ao Secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita de Oliveira, ao Delegado Geral da Polícia Civil, Julio Reis, ao Chefe da Divisão de Infraestrutura da Polícia Civil, Benedito Gonçalves Neto, ao Coronel Maurício Tortato, Comandante Geral da Polícia Militar, ao Coronel Juceli Simiano Junior, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, ao Coronel Adilson Castilho Casitas, Secretário de Chefe da Casa Militar. Aos coordenadores da Operação Verão Daniel Felipetto, Diretor do Instituto de Criminalística, ao Dr. Carlos Alberto Peixoto Baptista, Diretor do Instituto Médico Legal, ao Diretor da Divisão de Laboratórios, Thiago Yuiti Castilho Massuda, ao Diretor Administrativo da Polícia Científica, Jônatas Davis de Paula e aos peritos oficiais e auxiliares de perícia presentes na operação.