Lançamento dos Novos Procedimentos para Perícia nos casos de Tortura. 27/06/2023 - 10:57

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (26)  o lançamento dos novos procedimentos para perícia nos casos de tortura, na Polícia Científica do Paraná. O evento contou com a palestra do Diretor Administrativo da PCP, Dr. André Ribeiro Langowiski e visita guiada à UETC Tarumã.

Os convidados puderam entender melhor sobre a implantação dos novos procedimentos, que normatizam como os médicos-legistas devem atender os periciandos com suspeita de tortura.

“É um exame pericial que nós implantamos na Polícia Cientifica, respeitando e atendendo diversas orientações constantes no Protocolo de Istambul, que é o protocolo publicado pelas Nações Unidas e versa sobre esse assunto. É um avanço na nossa técnica pericial, e com isso esperamos ter uma perícia que atenda os anseios dos operadores do direito, quando existe uma suspeita de tortura em uma determinada pessoa.” explicou Dr. André.

Membros do Ministério Público, da Polícia Civil, da Polícia Militar e demais autoridades puderam conhecer o tema e tirar dúvidas após a palestra.

“Falando em nome do Ministério Público, é com muita alegria que nós participamos desse evento sobre um tema tão importante. Nós com certeza levaremos as informações até as pessoas que não tem ciência do assunto.” disse o Procurador de Justiça, Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

AUTORIDADES - Estiveram presentes: representando o Procurador-Geral de Justiça do Paraná, o Promotor de Justiça, Dr. Marcelo Adolfo Rodrigues; representando o Secretário de Segurança Pública do Paraná, o Coronel Julio Cesar Vieira da Rosa; representando o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Família, o chefe de gabinete, Junior Zarur; o Diretor-Geral da PCP, Dr. Luiz Rodrigo Grochocki, o Diretor Administrativo da PCP, Dr. André Ribeiro Langowiski; o Diretor de Operações da PCP, Dr. Ciro José Cardoso Pimenta; representando o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, o Major QOPM Luiz Fernando da Silva e o Capitão QOPM Miguel Angel de Marchi Amarilla, o Procurador de Justiça, Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto; o Delegado Dr. Miguel Stadler; o Delegado Dr. Claudio Marques Rolim e Silva; a Delegada Dra. Camila Cecconello; o Promotor de Justiça, Dr. Rafael Moura; o Promotor de Justiça, Dr. Ricardo Loes; o presidente do Conselho Penitenciário do Paraná, Luiz Henrique Magalhães Pampuche e demais autoridades. Ainda participaram do evento representantes de ONG’s de Direitos Humanos.

GALERIA DE IMAGENS