Museu Paranaense de Ciências Forenses comemora 113 anos de história. 27/07/2023 - 09:21

Nesta quinta-feira (27) o Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF) comemora seu 113° aniversário. Criado em 27 de julho de 1910, pelo Decreto n°428, artigo 9°, como Museu do Crime, passou a ser chamado de Museu Paranaense de Ciências Forenses em 2022.

O MPCF integra a Polícia Científica do Paraná e é dedicado à conservação da história da perícia e à divulgação das ciências forenses. Possui em seu acervo instrumentos e equipamentos utilizados desde o início das atividades periciais no Estado do Paraná, além de livros, documentos, arquivos fotográficos e centenas de ossos e outras peças anatômicas.

Atualmente o Museu tem 2 espaços em Curitiba, um deles na sede Tarumã e o outro na sede Centro, onde está o Antigo Necrotério. As visitas ocorrem somente na modalidade guiada, de modo a proporcionar uma proveitosa experiência aos visitantes. No Tarumã o público é composto, majoritariamente, por estudantes das áreas da saúde e do direito, e, nestes casos, além do Museu Paranaense de Ciências Forenses, a visita contempla também, os laboratórios da Polícia Científica. Para o público em geral está aberto na última segunda-feira de cada mês, das 9h às 16h, sem a necessidade de agendamento. No espaço do Centro as visitas acontecem na última quinta-feira do mês às 19h e é necessário fazer inscrição prévia através do instagram do Museu (@museuforense)

GALERIA DE IMAGENS