Na praia, atividades para crianças mostram a importância da ciência na solução de crimes
14/02/2022 - 13:30

Crianças e adolescentes que passaram pela praia de Caiobá, em Matinhos, conheceram um pouco da ciência por trás do trabalho policial. Profissionais da Polícia Científica do Paraná (PCP) mostraram procedimentos para solução de crimes, por meio de desenhos para colorir e conversas com os peritos, na tarde de domingo (13), em atividade do Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022.

De acordo com coordenador dos trabalhos da PCP no Verão Paraná, perito Alex Tavares, o objetivo é aproximar a Polícia Científica da comunidade e mostrar algumas das atribuições que cabem a essa área da segurança pública. “De uma forma divertida e educativa, buscamos mostrar às crianças um pouco do trabalho do perito criminal e sua atuação”, afirma. “Assim os estimulamos a entender mais de como é o trabalho de um perito e a se interessar pela carreira”.

Os profissionais entregaram desenhos para as crianças, com representações de peritos criminais em serviço, com as suas ferramentas de coleta de vestígios em uma cena de crime estilizada. Dois painéis, em que aparecem peritos em ação, serviram para as crianças tirarem fotografias como se estivessem trabalhando em um caso.

Foi a curiosidade do pequeno Miguel que levou a família de Juliana Vieira da Rosa a participar da atividade. O menino perguntou ao pai o significado da palavra perícia e se empolgou ao saber que estava relacionado com solução de crimes. “Os nossos filhos se animaram para correr lá, tirar foto e falar com os policiais”, conta a mãe. “É um trabalho que muitas vezes ninguém vê. É muito importante que seja mostrado”, completa.

A psicóloga Sônia de Lemos Torres, que atende crianças e adolescentes em Curitiba, se interessou pelo material distribuídos pelos policiais. “Como trabalho com crianças mais carentes, consigo encaixar alguns desses materiais nos meus atendimentos, oferecendo à criança atividades que estimulam o pensamento. Adorei a iniciativa da Polícia Científica, que incentiva crianças e adultos a buscarem um mundo melhor”, afirma Sônia.

Durante o Verão Paraná - Viva a Vida 2021/2022, a Polícia Científica também recebeu reforço de efetivo para manter a qualidade do trabalho no Litoral, mesmo com o aumento de pessoas na região na temporada.

GALERIA DE IMAGENS