Novo Sistema de Gestão de Laudos é implantado na Polícia Científica do Paraná 16/05/2014 - 15:20

No início de maio deste ano, a Divisão de Informática do Instituto de Criminalística do Paraná concluiu o trabalho de Instalação do Gestor de Documentos e Laudos (GDL), em todas as Seções Técnicas do Instituto de Criminalística (capital e nove cidades do interior) e nos Laboratórios do Instituto Médico Legal de Curitiba. A equipe composta pelos Peritos Criminais Felipe Veronezi e Fabiano da Cruz, e pela funcionária do protocolo Lígia Maria Ribeiro percorreu, além da Capital, todo o interior ao longo de cinco meses para implantação e treinamento de todos os usuários na nova solução.

O código fonte do sistema GDL foi cedido pela SPTC/SP (Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo) através de um termo de cooperação de cessão de uso de software, firmado entre a SPTC/SP e a Polícia Científica do Paraná. A CELEPAR (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) adaptou o código-fonte de acordo com a realidade e as necessidades da Polícia Científica do Paraná, além de novas manutenções e melhorias que continuarão sendo implementadas pela mesma.

O novo sistema representa um grande avanço para a Criminalística do Paraná, pois pela primeira vez, o Instituto utilizará uma solução integrada para a gestão de laudos. Anteriormente cada cidade possuía um sistema independente e local, sem interligação entre os mesmos, dificultando assim a troca de informações entre as Seções Técnicas. O sistema também permite a inserção do arquivo digital (PDF) do laudo, bem como ofícios e outros documentos diversos, geração da guia de remessa automática, permitindo à instituição um gerenciamento mais seguro e eficaz de tais documentos. Também representa um grande avanço para os Laboratórios do Instituto Médico Legal, que anteriormente controlavam seus registros em livros diversos.

O novo sistema prepara o terreno para a integração com os diversos sistemas de órgãos do Executivo e Judiciário, além de ser o primeiro passo para a implantação da assinatura digital de Laudos, que encontra-se em fase de estudos preliminares pelos técnicos envolvidos, a qual irá possibilitar toda a tramitação de laudos entre os órgãos de forma online, trazendo mais celeridade aos processos, bem como reduzirá custos ao Estado com papel, impressoras e suprimentos. Serão realizadas manutenções constantes no sistema visando a melhoria dos procedimentos dentro da Instituição. Também será desenvolvido pela CELEPAR uma interface de BI (Business Intelligence), a fim de que os gestores possam efetuar tomadas de decisões a partir das informações geridas pelo sistema.

A Divisão de Informática agradece a todos os Peritos, funcionários e chefes da Capital e do interior pela cordial recepção, aos Peritos e demais funcionários que contribuíram com o processo de implementação, bem como aos Analistas da CELEPAR e da SPTC/SP, pelo trabalho de cooperação em prol da Instituição.