Peritos de Ponta Grossa ministram palestras a autoridades policiais 08/03/2013 - 09:20

Tendo por objetivo o aprimoramento dos conhecimentos já adquiridos pelos policiais em seus cursos de formação profissional, e para que seja oferecido à população a garantia de uma segurança pública eficaz, a Polícia Civil de Ponta Grossa, na pessoa de seu titular, Dr. Danilo Cesto, promoveu em conjunto com Peritos do Instituto de Criminalística - Seção Técnica de Ponta Grossa nos dias 04 e 05 do corrente mês, nas dependências do 1º Batalhão de Polícia Militar, um treinamento destinado aos policiais civis lotados na sede da subdivisão e servidores das Delegacias Subordinadas. Também participaram Policiais Militares e agentes da Polícia Federal.

O conteúdo trabalhado teve como foco principal o Isolamento e Preservação de Local de Crime, bem como Identificação Veicular-Nivelamento, sendo que a exposição do conteúdo ministrado ficou a cargo dos Peritos Criminais Eliane Martins e Augusto Pasqualini.

Os assuntos abordados possibilitam aos policiais, na qualidade de primeiro agente da autoridade policial a chegar no local de crime, maiores condições de que o local seja devidamente isolado e preservado até a chegada dos Peritos, para que os trabalhos periciais sejam realizados de maneira a ser garantida a idoneidade da prova material, o que resultará numa melhor aplicabilidade da legislação penal.

Ainda, com relação à Identificação Veicular, o conteúdo fornece elementos para que sejam detectadas irregularidades nos veículos abordados visando recuperação de produtos de furto/roubo e que sofreram processos de adulteração. “Nossa intenção não é ensinar ninguém a ser perito, e sim dar subsídios aos colegas policiais para ‘desconfiar’ de veículos suspeitos. Obviamente a perícia propriamente dita será sempre responsabilidade dos Peritos Oficiais”, comentou o perito Pasqualini sobre o tema de identificação veicular.

Segundo a perita Eliane: “Este curso não é o primeiro e nem será o último que a Seção Técnica de Ponta Grossa realiza. Além das polícias civil, militar e federal, já fizemos apresentações para a COPEL, Polícia do Exército, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais de Ponta Grossa e Castro.”

GALERIA DE IMAGENS