Polícia Científica celebra aniversário de laboratórios e homenageia servidores 26/04/2023 - 09:07

A Polícia Científica do Paraná realizou, na manhã da última segunda-feira (24),  o evento comemorativo dos 21 anos do Laboratório de Genética Molecular Forense e dos 112 anos da fundação do primeiro laboratório de microscopia e toxicologia do Estado pelo médico Miguel Severo de Santiago. A solenidade, que contou com a presença de autoridades e homenagens a profissionais da área, aconteceu na Unidade de Execução Técnico Científica, no bairro Tarumã, em Curitiba.

O encontro celebrou a atuação de Miguel Severo de Santiago, considerado  o precursor dos laboratórios hoje existentes na Polícia Científica. Por conta disso, ele nomeia o complexo de laboratórios da instituição, que são divididos por especialidades: Química, Toxicologia, Anatomopatologia, Antropologia e Genética Molecular. Todos eles contam com um parque tecnológico de ponta e profissionais de alta qualificação técnica.

“Comemorar os 112 anos do laboratório Dr. Miguel Severo de Santiago e os 21 anos de Genética Molecular Forense é ter a certeza de que o esforço que fazemos todos os dias em prol da Polícia Científica garante a sua longevidade", destacou o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Dr. Luiz Rodrigo Grochocki.

No evento, foi celebrado também o aniversário de 21 anos do Laboratório de Genética Molecular Forense. Ele é considerado uma referência no Paraná por ser o único do Estado que está equipado para fazer exames preliminares em vestígios, analisando materiais biológicos em amostras de sangue ou sêmen. Além disso, sua estrutura também permite a realização de exames de confronto genético.

O Diretor de Operações da Polícia Científica, Dr. Ciro José Cardoso Pimenta, destacou que eventos como este têm a função de ressaltar o trabalho desenvolvido pela instituição e por seus servidores ao longo dos anos.

“É um resgate histórico das atribuições da Polícia Científica, da importância do exame pericial como prova utilizada há muitos anos pelo sistema de Justiça. Também demonstra que a estruturação dos laboratórios é um processo que foi se consolidando com o tempo, fruto de diversos investimentos promovidos pelo Governo do Estado, fruto do esforço e da dedicação dos servidores ao longo dos anos”, disse.

PLACA COMEMORATIVA - Durante a solenidade, as autoridades presentes inauguraram uma placa comemorativa dos 112 anos da criação do gabinete de microscopia e toxicologia em Curitiba. O local foi idealizado e fundado pelo médico pesquisador Miguel Severo de Santiago, que é considerado o primeiro toxicologista do Estado. 

Antes mesmo da fundação do gabinete, em 1904, o Dr. Miguel já havia organizado e dirigido a seção de identificação e antropometria do Gabinete Médico Legal, na qual adotou um sistema inovador, trazido da França, de identificação por datiloscopia ou digitais. Por conta disso, é uma referência para a Polícia Científica.

“O evento teve dois propósitos. O primeiro é de honrar e relembrar a história daqueles que foram os precursores dos laboratórios forenses da nossa instituição e o segundo ponto é apresentar à comunidade geral o nosso trabalho e nossos objetivos para o futuro. Com maior evolução tecnológica, equipamentos e pessoal cada vez mais qualificado, a PCP definitivamente se estabelece no cenário nacional como uma referência, em especial na questão dos laboratórios forenses”, afirmou o Diretor Administrativo da Polícia Científica, Dr. André Ribeiro Langowiski.

HOMENAGENS - No evento foram homenageados profissionais de destaque da Polícia Científica que atuaram e atuam em seus laboratórios.

Dentre eles, está o Dr. Dilermando Brito Filho, primeiro toxicologista da Polícia Científica do Paraná; o Dr. Porcídio D’Otaviano de Castro Vilani, que representou o laboratório de antropologia; o Dr. Marcelo Malaghini, um dos fundadores do Laboratório de Genética Molecular; a perita Isabela Ferreira Mello, representando a Dra. Maria Cristina Toledo Sawaya, primeira chefe do laboratório de Química; a Sra. Juliana Muller Sabbag, vice-presidente do CEDCA; o Dr. Geci Labres Souza Junior, diretor do Complexo Hospitalar do Trabalhador e Dra. Regina de Paula Xavier, chefe do laboratório de anatomopatologia.

PRESENÇAS - Além dos homenageados, estiveram presentes o Senador Sérgio Moro; o assessor de gabinete Gilberto Souza, representando o Governador Ratinho Júnior; o cel. Mario Henrique do Carmo, representando o secretário da Segurança Pública do Paraná; o secretário do Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni; Renan Barbosa Lopes Ferreira, representando o secretário Chefe da Casa Civil e o diretor – geral da Polícia Científica do Paraná, Dr. Luiz Rodrigo Grochocki.

Também estiveram presentes a vice- reitora da Universidade Federal do Paraná, Dra. Graciela Inés Bolzón de Muniz; o presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Marcos Antonio Contel Secco; o presidente do conselho Regional de Medicina do Paraná, Roberto Issamu Yosida; o presidente da Assofepar, Cel. Luiz Rodrigo Larson Carstens e demais autoridades.

GALERIA DE IMAGENS