Polícia Científica do Paraná realiza a formatura dos novos peritos oficiais e técnicos de perícia. 04/08/2023 - 15:48

Nesta sexta-feira (04) a Polícia Científica do Paraná (PCP) realizou a formatura do Curso de Formação dos novos Peritos Oficiais e Técnicos de Perícia. A turma foi nomeada como Edmond Locard, em homenagem ao perito pioneiro na Ciência Forense da França, conhecido pela formulação do axioma "Todo contato deixa uma marca".  Ao todo foram 76 servidores formados, 72 peritos oficiais e 4 técnicos de perícia.

“A solenidade de diplomação do curso de formação de peritos oficiais é um momento especial de alvorecer de novas luzes que iluminarão os caminhos daqueles que buscam a verdade e a justiça pela ciência, renovando a certeza da continuidade evolutiva da Polícia Científica e reforçando a garantia de excelência na nobre missão de proteger o cidadão e o sistema de Justiça” , disse o Diretor -Geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki.

O Curso de Formação foi coordenado pela Academia de Ciências Forenses (ACF), que foi criada em 2019 e atua no ensino, pesquisa e proficiência da Polícia Científica do Paraná, sendo a responsável pela formação técnica, científica e profissional dos Peritos Oficiais e Técnicos de Perícia. A ACF está presente na vida dos servidores da instituição desde o início de suas carreiras, através dos Cursos de Formação.

“A data de hoje foi marcada pela formatura da Turma Edmond Locard composta por 76 servidores entre Peritos Oficiais e Técnicos de Perícia. Estes Policiais Científicos passaram por uma formação teórica e prática envolvendo as diversas áreas das Ciências Forenses, além de estágios tutorados. O objetivo dos treinamentos em procedimentos de reconhecimento, coleta e análise de vestígios é formar profissionais capazes de auxiliar no combate ao crime, na busca pela verdade e no atendimento a sociedade paranaense.”, afirmou o Diretor da ACF, Alexandre Guilherme de Lara.

PRESENÇAS - O evento contou com a presença do Diretor-Geral da Polícia Científica do Paraná, Dr. Luiz Rodrigo Grochocki; representando o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, o Capitão Miguel Angel de Marchi Amarilla; o Diretor da Academia de Ciências Forenses, Dr. Alexandre Guilherme de Lara, a Diretora do Museu Paranaense de Ciências Forenses, Dra. Fabíola Schützenberger Machado; a Corregedora da Polícia Científica do Paraná, Dra. Joice Malakoski; o Diretor de Operações da Polícia Científica do Paraná, Dr. Ciro José Cardoso Pimenta; a Diretora Administrativa da Polícia Científica do Paraná, Dra.Tatiane Aparecida Wolf Prussak.

GALERIA DE IMAGENS