Polícia Científica participa de Operação Integrada no litoral. 06/02/2024 - 15:55

A Secretaria de Estado da Segurança Pública, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, desencadeou nesta terça-feira (6) uma operação integrada nos municípios de Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba, no Litoral, para combater o tráfico de drogas e investigar homicídios. Seis pessoas foram presas em flagrante e houve apreensão de cinco celulares, drogas, anotações referentes ao tráfico e cerca de R$ 6 mil em espécie. A ação também cumpriu 22 mandados de busca e apreensão.

Cerca de 150 agentes de diferentes órgãos participaram da força-tarefa, que integrou a atuação do Verão Maior Paraná. Com coordenação estratégica da Secretaria, participaram equipes das polícias Militar, Civil, Penal e Científica. As unidades de elite da Polícia Militar e da Polícia Civil também integraram as buscas.

A Polícia Científica do Paraná (PCP) participou da Operação com o Laboratório Móvel, munidos com equipamentos de última geração e deslocando a equipe do laboratório de Química Forense, para realizar, in loco, a análise de substâncias ilícitas apreendidas. Este procedimento, além de reforçar a integração entre as diferentes unidades operacionais da segurança pública, permite uma resposta muito mais ágil no processo de investigação, com a emissão de laudos periciais em um prazo significativamente reduzido.

"Destaco nossa participação em uma operação coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Nesta ação, exaltamos a atuação do nosso laboratório de Química Forense, que, com equipamentos avançados e profissionais qualificados, realizou análises em substâncias ilícitas apreendidas. Esta iniciativa não só exemplifica a integração eficaz entre as diferentes unidades de segurança, mas também demonstra nosso compromisso com a rapidez e precisão na luta contra o crime, reforçando nossa dedicação, e contribuindo significativamente para a segurança e bem-estar da sociedade paranaense." Disse Leonel Letnar Junior, chefe da Divisão Operacional da PCP.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública orienta que a população pode fazer denúncias através do Disque-Denúncia 181, a ligação é gratuita. Também é possível fazer o registro pela internet, no site do Disque-Denúncia, onde deve ser preenchido um formulário com as informações sobre o crime. Tanto pelo telefone quanto pela internet é possível manter o anonimato.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

GALERIA DE IMAGENS