Polícia Científica realiza curso de aperfeiçoamento para as chefias de todo o estado 16/04/2025 - 14:57

A Polícia Científica do Paraná (PCP) realizou nos dias 9, 10 e 11 de abril, o Curso de Aperfeiçoamento de Chefias, destinado a todos os chefes das Unidades de Execução Técnico-Científicas (UETCs) da PCP. Ao longo dos três dias de programação, os servidores assistiram a diversas palestras, realizaram atividades e fizeram visitas técnicas. O evento, organizado pela Direção Operacional da PCP, ocorreu pela primeira vez fora de Curitiba, na cidade de Foz do Iguaçu.

A integração dos chefes e as melhorias de processos da instituição são os principais objetivos do curso, conforme explica Dr. Ciro Pimenta, Diretor Operacional da PCP “A capacitação de chefias da PCP tem os objetivos de fomentar a integração entre as vinte unidades de execução técnico-científicas e a direção da PCP, apresentando conteúdo para nivelar os conhecimentos administrativos e operacionais e aprimorar as ferramentas de gestão.”

A abertura do evento, no dia 9, foi marcada pela presença de autoridades que destacaram a importância da colaboração entre as forças de segurança. O Secretário Municipal de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, Almirante Paulo Tinoco, enfatizou: “Hoje aqui temos representantes de forças de segurança da esfera federal, estadual e municipal, mostrando a importância da integração e de eventos como este.”

Durante os três dias de programação, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras enriquecedoras. O perito criminal da Polícia Federal, Dr. Thiago Lizardo, apresentou a palestra “Mecanismos de equalização de demandas e gestão por indicadores”, enquanto o Superintendente de Recursos Humanos de Itaipu Binacional, Dr. Anderson Luiz Sacomori, abordou “Motivação e Comunicação no Serviço Público”. Além disso, a Direção Operacional da PCP, liderada pelo Dr. Ciro Pimenta, trouxe insights sobre a evolução da Polícia Científica e a importância da gestão eficiente.

Além disso, o diretor da Academia de Ciências Forenses (ACF), Dr. Alexandre Lara, falou aos chefes sobre o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) e sobre informações da ACF. 

No dia 10, o chefe da UETC de Foz do Iguaçu, Dr. Raul Lessa, recepcionou os colegas na unidade e falou sobre os desafios e soluções na gestão da UETC. “Receber os chefes da Polícia Científica em Foz do Iguaçu é uma oportunidade para promover a integração entre as chefias, nivelar conhecimentos, compartilhar experiências e fortalecer a capacitação em gestão pública. Portanto, o curso de chefias da PCP é fundamental para a melhoria contínua na prestação dos serviços institucionais.” Afirmou, Lessa.

Além das palestras, os chefes realizaram visitas técnicas à Itaipu Binacional e ao Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF).

Patrícia Cancelier, chefe da UETC do Tarumã, em Curitiba, ressaltou a importância do curso. “A edição 2025 foi bastante proveitosa, explorando temas relativos aos indicadores da instituição e mecanismos de equalização de demanda das perícias. A realização do curso em Foz do Iguaçu possibilitou visitas técnicas muito interessantes.”

Autoridades -  O evento de abertura do curso contou com a presença das seguintes autoridades: Diretor Operacional da PCP, Dr. Ciro José Cardoso Pimenta, Chefe da Divisão Operacional, Dr. Leonel Letnar Junior, Chefe da Cadeia de Custódia de Vestígios, Dra. Beatriz Canuto de Menezes, o Secretário Municipal de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, Almirante Paulo Tinoco; o Comandante do 9º Grupamento de Bombeiros, Tenente-Coronel Edson Leonel Rodrigues; a Delegada da Polícia Civil, Dra. Iane Cardoso do Nascimento;  representando o 14° batalhão de Polícia Militar do Paraná, Capitão Murilo Mendonça Mendes; o chefe do Setor Técnico-científico da Polícia Federal no Paraná, Dr. Osmar Junior Klock, o chefe do Núcleo de Criminalística da Polícia Federal no Paraná, Dr. Thiago Lizardo de Moraes; o chefe do Núcleo Técnico-Científico da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Dr. Daniel Augusto Diniz de Almeida; o Perito Criminal da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Luciano Marden Meira Jardim, a chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Foz do Iguaçu, Dra. Andressa Regene, chefe do Centro Integrado de Operações de Fronteira, Dr. Adriano Bini e o chefe da Assessoria de Informações da Itaipu, Dr. Marcos Antonio Faria.

 

GALERIA DE IMAGENS