Polícia Científica recebe homenagem na Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba 14/11/2019 - 17:10

Dezessete integrantes da Polícia Científica do Paraná foram homenageados na Câmara de Vereadores de Curitiba nesta quarta-feira (13/11). A sessão destacou o recente aniversário de 18 anos da instituição e o trabalho de peritos e auxiliares que atuaram para a elucidação do caso Rachel Genofre, encontrada morta em uma mala, na rodoferroviária da capital paranaense, há 11 anos. O autor do crime, Carlos Eduardo dos Santos, de 54 anos, foi identificado a partir do banco nacional de dados genéticos.

Preposição do vereador Bruno Pessuti, a cerimônia contou com a presença do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e do diretor da instiuição, Luiz Grochoki. “Os votos de congratulações e aplausos para a Polícia Científica, feitos pela Câmara Municipal de Curitiba, motiva-nos a continuar iluminando os caminhos da Justiça, pela ciência e pelo nosso árduo trabalho”, declarou Grochoki.

De acordo com o autor do requerimento, a entrega do título ressalta a importância do trabalho feito pela instituição para a sociedade. “É graças ao trabalho maravilhoso feito pela Polícia Científica que, por exemplo, foi resolvido o caso da menina Rachel Genofre. A produção de provas é fundamental para a resolução dos crimes. Que com a maioridade venham mais investimentos do Governo do Paraná na Polícia Científica”, afirmou.

CASO RACHEL - A identificação do assassino ocorreu quase 11 anos após a morte de Rachel, quando a Polícia Científica identificou que o DNA de Carlos Eduardo dos Santos, 54 anos, batia 100% com o material encontrado na vítima. Confessor do ato, ele já cumpria pena em um presídio em Sorocaba e possui extensa ficha criminal. Ao delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Marcos Fontes, no fim de outubro, Santos deu detalhes do crime violento e não demonstrou arrependimento.

DIPLOMADOS - Além do voto de congratulações à Científica, recebido por Grochoki, 17 profissionais da corporação receberam diplomas individuais pela participação na solução de Rachel Genofre: Anna Carolina de Moraes Braga, Luciellen d’Avila Giacomel Kobachuk, Paula Eidt Fornari, Alexandre Vrobel, Josiane Brodzinski, Claudia Marina Schellin Becker, Marianna Maia Taulois do Rosário, Leonardo Arduino Marano, Maria Christina Marini, Daniele Ferreira Mayer, Carlos Alberto Peixoto Baptista, Clélia Regina Fila Hamera, Maria Madalena Tomen, Hemerson Bertassoni Alves, Renato Guerra Dall’Stella, Márcio Lopes Vilanova e Silva e Marcelo Malahini.