Profissionais de segurança pública são homenageados pelo ministro André Mendonça na APMG, em São José dos Pinhais 19/02/2021 - 10:00

Sete integrantes da Segurança Pública do Paraná receberam o diploma de Honra ao Mérito da Segurança Pública e Defesa Social do ministro André Mendonça durante uma cerimônia na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) nesta quinta-feira (18/02). A homenagem faz parte da Agenda Segurança Pública 2021 do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e tem como objetivo reconhecer o cumprimento da missão destes profissionais em suas áreas de atuação e suas contribuições com a segurança pública e defesa social.

De acordo com o ministro, a homenagem é um reconhecimento a mulheres e homens de valores pela reafirmação do compromisso com a segurança pública. “O nosso reconhecimento é por uma trajetória de vida, acima de tudo, não pela posição que os senhores ocupam. Os senhores dignificam a segurança pública do estado do Paraná, as corporações que representam e a república federativa do Brasil. Que os senhores sirvam de exemplo para os mais jovens e continuem servindo de exemplo”, afirmou.

“Não se combate o crime com ações voluntariosas, mas com inteligência, com conhecimento e com a integração entre as forças. O crime organizado atua em rede e nós precisamos formar uma grande rede nacional da segurança pública que é representada pelo nosso sistema único de segurança pública, uma atuação coordenada conjunta, sistêmica e integrada”, disse o ministro André Mendonça durante o evento.

A outorga do diploma foi instituída pela Portaria nº 38/2021, publicada no Diário Oficial da União no dia 18 de janeiro de 2021. Para chegar aos nomes dos agraciados, foi solicitado, pelo Ministério da Justiça, a indicação da Secretaria da Segurança Pública do Paraná e das instituições que a compõem (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e Departamento Penitenciário) de acordo com alguns requisitos, dentre alguns deles, ato de bravura, trabalho ou estudo relevantes para a área da segurança pública e defesa social. Além disso, os agentes da segurança devem ter reputação ilibada.

Foram homenageados o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; o diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochock; o comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o coordenador regional pelo Departamento Penitenciário em Londrina, Reinaldo Peixoto; o chefe de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública, major Ivan Ricardo Fernandes; e o agente penitenciário Thiago Borges de Carvalho, que perdeu a vida em serviço ao ser atacado por criminosos em Londrina, em 2016. A viúva recebeu o certificado em seu lugar no evento.

“A palavra de ordem aqui da Secretaria da Segurança Pública é de agradecimento. Quero prestar essa homenagem hoje a todos que estão aqui, juntamente com o ministro e a sua equipe”, agradeceu o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares.

Cada um dos homenageados foi escolhido pelo destaque que obtiveram no exercício de suas funções pela segurança pública. O primeiro homenageado foi o coordenador regional do Depen em Londrina, Reginaldo Peixoto, por conta do projeto educacional para oportunizar o acesso do preso à universidade. Outro ponto avaliado foi a experiência do profissional em momentos de crise, como as negociações durante conflitos e rebeliões ocorridos nas unidades prisionais da região de Londrina.

Depois, o coordenador de Engenharia da Sesp, major Ivan Fernandes, recebeu o diploma em reconhecimento ao trabalho de planejamento de obras e reformas de unidades de segurança pública em todo o estado, proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais e condições de prestar um atendimento de qualidade aos cidadãos.

A carreira voltada à educação foi o maior destaque do Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross. A experiência como instrutor de disciplinas do Curso de Formação de Oficiais e do Curso de Formação, Especialização e Aperfeiçoamento de Praças o gabaritou para receber a homenagem, além do trabalho que coordenou para a elaboração do Plano Estratégico do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para os anos 2021 e 2035.

O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira, foi homenageado pelo desempenho da Corporação no combate à criminalidade, a maior aproximação com a comunidade e pelas operações e fiscalizações em todo o estado para fazer valer o cumprimento das medidas sanitárias para evitar a propagação do coronavírus no estado.

Os avanços nos procedimentos de Polícia Judiciária e a implantação do novo modelo institucional elevaram a qualidade dos serviços da Polícia Civil do Paraná, além das operações e atividades integradas com outros órgãos de segurança para reprimir a criminalidade violenta. Por esses resultados, o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach, também recebeu o diploma de Honra ao Mérito da Segurança Pública e Defesa Social.

A Polícia Científica, representada pelo seu Diretor-Geral, Luiz Rodrigo Grochok, também recebeu a honraria devido trabalho de custódia das provas, representando um avanço nas perícias criminais.

Também foi homenageado, o agente penitenciário Thiago Borges de Carvalho, morto em 2016, por um tiro de fuzil em uma emboscada criminosa, após sair do seu expediente, na Penitenciária Estadual de Londrina. Durante a cerimônia de entrega, recebeu o diploma a viúva dele, Raissa Dias Carvalho, que estava grávida na época.

“O Thiago serve de exemplo não só pela vida, mas ao entregar a sua vida pelos brasileiros. Há situações irreparáveis, você estava grávida e ficou viúva. Nós não temos como reparar isso, nós só temos como chorar com você e dizer muito obrigado pelo que o Thiago representou e representa. Assim como os demais homenageados, o nome dele passa a integrar o rol dos heróis do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Diga isso à sua filha, que nós nos orgulhamos dele. Que ela cresça na plenitude da vida, mas com a memória de um pai que dedicou sua vida ao seu país”, afirmou o ministro.

A diplomação dos homenageados ficou marcado ainda com o desfile motorizado das instituições de segurança pública do Paraná, que contou desde de viaturas antigas até os mais modernos veículos e equipamentos. O desfile ocorreu com frações de efetivo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Científica, da Polícia Civil e do Departamento Penitenciário.

GALERIA DE IMAGENS